Comprar urna casa é sempre urna decisão importante, por isso, enumeramos alguns pontos a ter em conta.

Localização: acessos, transportes, estacionamentos, comércio, escolas, etc

Orientação solar: As casas viradas a sul são mais soalheiras, a nascente recebem o sol da manhã e a poente o sol da tarde. A norte nunca apanham sol, mas podem ter outras vantagens de conforto.

Estado exterior do imóvel: Verifique se apresentam fissuras ou manchas de humidade. Se a casa ficar num último andar, seja mais cauteloso, verifique o tipo de impermeabilização e isolamento, de modo a precaver as infiltrações nos meses mais húmidos.

Estado interior do imóvel: Uma análise atenta, permite fazer uma estimativa aproximada não só do valor a pagar pelo imóvel, mas também dos custos associados caso pretenda fazer alguns melhoramentos no futuro.

Tipologia do imóvel: Analise as dimensões do imóvel, de modo a verificar se são suficientes para as suas necessidades.

Outros espaços: Analise se necessita de varanda, terraço, elevador e garagem

Idade do imóvel: Verifique a idade mesmo, pois cada época tem processos construção específicos

Paredes: No que respeita à espessura das paredes exteriores, paredes grossas e mais consistentes são tecnicamente mais eficazes a nível térmico como acústico. Verifique ainda se existem sinais de humidade ou rachas, principalmente nas zonas da cozinha e casas de banho, o que pode indicar infiltrações do andar vizinho ou problemas na canalização.

Caixilharias dos véus exteriores: Analise o estado de conservação e o material das caixilharias, se possuem algum tipo de proteção, estores e portadas. Um bom estore, pode constituir um bom isolante acústico e técnico quando fechado. Os vidros duplos isolam muito melhor que os simples, em relação às variações de temperatura.

Pavimento: Se o pavimento tiver alcatifa, veja o que existe por baixo, não só a nível de revestimento como também a nível estrutural (soalho de madeira ou laje de betão).

Canalização: Verifique a sua idade, bem como o sistema de aquecimento de água, se é eléctrico com termoacumulador, ou a gás, com esquentador.

Instalação eléctrica: Verifique a antiguidade, a potência instalada e se as tomadas existentes por divisão são suficientes.

Documentação e plantas: Verifique se quem lhe está a vender a casa tem legitimidade para o fazer, e se a casa está livre de penhoras, arrestos, usufruto, arrendamento, hipotecas, e dívidas ao condomínio. Verifique também a caderneta e certidão predial, plantas, certificado energético, licença de habitabilidade e ficha técnica de habitação obrigatória desde 30 de Março de 2004.

Ónus sobre o imóvel: Verifique se existem penhoras e hipotecas sobre o imóvel. No caso de existir uma hipoteca, deve avançar com o cancelamento antes da compra da casa.

Ónus fiscais: Verifique se os impostos se encontram regularizados, nomeadamente o Imposto municipal sobre imóveis.

Ónus de propriedade: Verifique se o imóvel se encontra livre de herdeiros, se não tem nenhum contrato de arrendamento ou usufruto de terceiros.

Financiamento bancário: Se vai recorrer a um empréstimo bancário, consulte mais do que uma banco, e no limite, apresente a melhor proposta ao seu banco, para ver se conseguem igualar ou melhorar.

Seguro obrigatório: O seguro de casa é obrigatório, destinado a cobrir os riscos associados à casa.

Todas as apólices multirriscos habitação oferecem uma panóplia de coberturas, das quais se destacam algumas pela sua importância: incêndio, queda de raio ou explosão, danos por água, furto ou roubo, tempestades inundações, responsabilidade civil, privação temporária da habitação, demolição e remoção de escombros, aluimento de terras, pesquisa de avarias, danos estéticos, assistência ao lar e riscos eléctricos.

Para além do seguro obrigatório, pode ainda contratar um seguro de recheio de bens móveis, cujo capital seguro deve corresponder ao valor de substituição das peças por novas.

Imposto de compra: despesa obrigatória de IMT (imposto municipal de transação) e IS (imposto de selo) paga pelo comprador cujo comprovativo de pagamento deverá ser exibido no dia da escritura.

CUIDADOS AO COMPRAR CASA

OK
Subscrever Newsletter

Subscrever Newsletter

Subscrever Newsletter
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

AceitarComo configurar